1568-2010 - Freguesia da Conceição comemora 442 anos

A Freguesia da Conceição comemorou no dia 30 de Julho de 2010 o seu 442.º aniversário.
Sendo a freguesia mais antiga da ilha do Faial, a Conceição situa-se na parte norte da cidade da Horta, ocupando uma superfície de total de 2,74 km2, com 1157 habitantes, de acordo com os censos de 2001.
Esta Freguesia divide-se topograficamente em duas partes: A parte alta, uma área rural a juzante da Ribeira do Vales dos Flamengos; e a parte baixa, onde se situa a sede da Freguesia e parte do núcleo urbano da cidade.
A Freguesia de Nossa Senhora da Conceição aparece descrita em várias obras históricas como constituída em 30 de Julho de 1568.
Segundo Frei Diogo de Chagas, nos seus escritos “Espelho Cristalino”, em 1643 a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição tinha 594 habitantes distribuídos por 161 fogos.
A Freguesia de Nossa Senhora da Conceição foi a segunda da cidade, depois da Matriz do Santíssimo Salvador e só em 1684 é que foi constituída a Freguesia de Nossa Senhora das Angústias.
De lembrar, que foi na Freguesia da Conceição que se situou o primitivo edifício da Casa da Câmara e Cadeia (1498), que se situava na Rua do Bom Jesus, nº. 16. A 5 de Novembro de 1632, o pequeno edifício foi considerado incapaz pelo corregedor dos Açores Fernando Gomes Massam. Em 1926 existiam dela somente as paredes, que o violento sismo de 31 de Agosto derrubou.

A cerimónia comemorativa do aniversário da Junta de Freguesia da Conceição teve início pelas 20h00, na sede da Junta.
Do programa fez parte a sessão solene de abertura, com discurso do presidente da Junta de Freguesia, João Bettencourt e a cerimonia de homenagem às personalidades da freguesia.
Na ocasião, João Bettencourt presidente da Junta de Freguesia da Conceição, aproveitou para fazer um balanço das obras recentemente levadas a cabo naquela localidade, salientando a colaboração da Câmara Municipal, nomeadamente através da delegação de competências.
O autarca frisou também a necessidade "urgente" de reabilitação de alguns arruamentos na zona baixa da freguesia, que ainda não foram alvo de intervenção por aguardarem o desfecho do saneamento básico.
Numa sessão onde foi possível ainda escutar intervenções de José Leonardo, vice-presidente da Câmara Municipal da Horta, e Frederico Cardigos, Diretor Regional do Ambiente.
Neste dia foram homenageados:

António Couto da Silva – Titon Cargas
Conceição Cordeiro
Umar Faial
José Tavares Ferreira
José Manuel Rodrigues
Vanda Angelo
No final haverá um sarau musical.

VOLTAR
Junta Conceição Faial | Cria o teu cartão de visita